Você passa e vê um gatinho abandonado e já bate aquela vontade de levar pra casa e cuidar. Não vê a hora de enturmar o novo integrante com o restante da família de gatos. É aí que mora o perigo.
Antes de enturmar o bichano é bem importante fazer um check-up com o veterinário pra verificar e prevenir, principalmente das 2 doenças assustadoras (FIV e FeLV) que são virais, contagiosas e pior, incuráveis.
Quer saber mais sobre essas monstras? Então vamos lá:
A FIV é conhecida como a "AIDS felina", ela ataca o sistema imunológico e deixa os gatinhos fracos e vulneráveis a várias doenças como gengivite, otites, estomatites, infecções respiratórias. Sintomas: febre, gripe, diarreia e sintomas de outras doenças.
A FeLV é leucemia felina e é passada através do contato do gato sadio com saliva, urina e fezes do gato contaminado. Sintomas: espirros constantes, mucosas esbranquiçadas, falta de apetite, anemia e tumores.
Uma curiosidade: a castração é outra forma de prevenção tanto da FIV como da FeLV.
Então, a dica de ouro é: deixe seu novo amigo afastado por um tempo dos outros gatos, sem compartilhar nenhum utensílio, até ter certeza do diagnóstico para FIV e FeLV.
Depois é só curtir e se sentir grato por cuidar e amar esses serzinhos cheios de luz.