A doença renal crônica (DRC) define-se como uma síndrome clínica que evolui por um período extenso, geralmente por meses ou anos, causando alterações irreversíveis nos rins. A causa pode ser de origem congênita ou adquirida, ocorrendo em todas as faixas etárias, no entanto, é observada com mais frequência em animais idosos.
Os sinais clínicos da DRC ficam evidentes quando há comprometimento de mais de 75% da função renal.
Durante a fase inicial da doença os animais exibem poucos ou nenhuns sinais clínicos, devido à habilidade dos rins para compensar. À medida que o problema progride começa a aumentar a sede e a produção de urina numa tentativa dos rins de eliminar os produtos de excreção.
Mais tarde, surgem o vómito, falta de apetite e perda de peso. Nos casos mais terminais pode-se observar fraqueza, depressão, convulsões e hemorragias, uma vez que a disfunção renal afeta vários órgãos do corpo.
Pelo fato de a DRC não demonstrar sinais clínicos claros em seu início, o check up precoce é a única forma de diagnosticar a doença e, assim, determinar o tratamento adequado. Além da mensuração da creatinina sanguínea, hoje existem outros métodos para diagnótico da doença, como o teste baseado nos níveis de dimetilarginina simétrica (ou SDMA, sigla em inglês) um biomarcador mais sensível, ele identifica o comprometimento renal em um estágio precoce, a partir de 25% (versus 75% para a creatinina).
A Le Petit possui o teste de SDMA, além de uma equipe qualificada para melhor atender seu animalzinho.