Blog

Voltar

Leucemia Felina

Uma doença exclusiva dos felinos, a leucemia felina, também conhecida como FELV (Feline leukemia vírus) é causada por um vírus que pode ser contraído pelo contato com a saliva, urina ou fezes dos animais infectados.

A leucemia felina é uma infecção altamente contagiosa que pode diminuir a expectativa de vida do seu bichano caso não seja identificada precocemente. Isso porque a doença afeta diretamente o sistema imunológico do animal, aumentando a vulnerabilidade para outras infeções.

Por ser uma infecção que atua principalmente no sistema imunológico do animal, existem sinais clássicos da FELV que merecem atenção, são eles:

Perda de peso;

Diarreia;

Febre;

Vômitos;

Ritmo cardíaco acelerado;

Aumento na frequência de urinar;

Secreção excessiva nos olhos;

Anormalidade nas gengivas;

Cicatrização lenta e infecções crônicas em ferimentos na pele.

Em caso de suspeita de Felv, o diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o teste de antígenos Elisa ou o PCR (Proteína C Reativa).

Confirmada a presença do vírus, não existe cura para a leucemia felina. Mas isso não quer dizer que nada possa ser feito a fim de prolongar e de melhorar a qualidade de vida do bichano. “Por causa da imunossupressão associada ao Felv, é necessário identificar e tratar as infecções secundárias, cujo tratamento pode ser prolongado em comparação com gatos saudáveis”.

Ainda que não seja 100% eficaz, a vacina quíntupla é uma das principais medidas para prevenir a Felv. “Mas, para isso, os gatos devem ser testados antes” já que a vacina não terá efeito em gatos infectados, ainda que assintomáticos”

Outra medida preventiva é a castração. Isso porque, ao inibir certos comportamentos, ela evita que os gatos fujam, diminuindo a chance de contato com gatos infectados. Também nesse sentido, é igualmente recomendado colocar telas nas janelas, evitando que os gatos saiam para a rua.

Compartilhar

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta das 7:30h às 18:00h - sem fechar ao meio dia
Sábado 8h as 11:30h
Atendimento de Urgências
49 9 9989.2170