Nossos animaizinhos agem muitas vezes por instinto e cabe a nós, os ´seres racionais´, ajudá-los e contê-los em alguns momentos para que possamos conviver em uma sociedade mais legal e organizada. Quando for levar seu pet para dar uma voltinha é educado levar também uma sacolinha para recolher as fezes que eles possam, por ventura, fazer durante o percurso, evitando o desconforto de ruas sujas e sujar os sapatos dos mais desatentos.
Se o seu animalzinho precisar de uma consulta ao veterinário, é sempre bom levá-lo na guia e mantê-lo no colo (quando possível) ou junto a si na sala de espera, assim evitamos possíveis brigas entre os menos sociáveis e também desconforto dos outros pacientes que podem sentir medo, ansiedade e estresse apenas por estar junto de um pet desconhecido.
A mesma dica serve para passeios, por mais que seu companheiro seja bem treinado, a guia sempre é a melhor escolha para prevenir acidentes, evitar contatos indesejados com pessoas que tem fobias de animais ou sentem-se desconfortáveis com o contato. Cachorros de grande porte devem usar focinheiras para passeios na rua, pois ainda que o seu cão seja um doce em casa, as pessoas podem se sentir ameaçadas perto dele.