Blog

Voltar

Hérnia de disco em animais: causas e como tratar

Apontada como uma patologia degenerativa que em alguns casos progride criando um trauma na medula espinhal do animal, a hérnia de disco atinge animais, principalmente os cães, que são os mais afetados pela doença.
O principal alvo da hérnia de disco são cachorros que se encontram na faixa etária de 3 até 8 anos de idade, aproximadamente. Causa sérios problemas nos animais, privando-os em certos casos inclusive de se locomoverem.

Causas
Não há como indicar uma causa especifica da hérnia de disco em animais. O que se sabe é que ela ocorre devido a uma série de fatores, que vão desde má postura, enfraquecimento muscular, traumas, infecções, até a questão hereditária.

Características
A hérnia de disco em animais, como em cães, por exemplo, é dividida em Hansen Tipo I e Hansen Tipo II. A hérnia de disco Hansen Tipo I possui como principais características uma espécie de degeneração condróide do núcleo pulposo.
Este fato ocorre nos primeiros meses de vida do animal, entre 6 e 7 meses. No entanto, os sintomas mais agudos passam a atingir o cão em boa parte dos casos, entre os 2 e 7 anos, sobretudo quando o animal realiza movimentos mais intensos e bruscos, como saltos, por exemplo.
Já no que tange a Hérnia de Hansen tipo II, nota-se o disco intervertebral com maior proeminência, sendo uma degeneração mais comum em cães idosos. Um fato curioso é que até os 5 ou 6 anos de idade, a patologia degenerativa não demonstra sinais clínicos, sendo mascarada.

Raças mais propensas a desenvolverem hérnia de disco
Algumas raças caninas são mais cometidas da hérnia de disco do que outras. A hérnia de disco Hansen Tipo I, por exemplo, atinge mais raças como Poodle, Cocker Spaniel, Dachshund, Beagle,Lhasa Apso e Shih Tzu.
Já a Hérnia de Hansen tipo II é mais comum em cães da raça Golden Retriver, Boxer, Pastor Alemão e Labrador.

Sintomas mais comuns
Como as crises de hérnia de disco podem situar-se desde agudas até crônicas, os sintomas variam, sendo que o mais comum, cerca de 80% dos casos, o que predomina é a hérnia de disco aguda. Sendo assim, os principais sintomas são:

• Dor
• Diminuição da força
• Carecimento de coordenação motora
• Alteração dos tônus musculares
• Animal deixa de caminhar ou se arrasta
• Dificuldade em manter o equilíbrio
• Perda de sensibilidade na área afetada e nas extremidades
• Problemas para fazer as necessidades
• Arqueamento nas costas

Tratamento
Há diferentes tipos de tratamentos para a hérnia de disco em animal, sendo que eles variam de acordo com o grau da hérnia discal. Em determinados casos, o tratamento mais eficaz é através da fisioterapia, quando o animal apresenta hérnia discal de grau em nível 1 a 4.
Já em casos da hérnia de disco onde o animal possui os membros paralisados (nível de grau 4 e 5), o tratamento adequado é a cirurgia.
No caso da necessidade de cirurgia o animal posteriormente é encaminhado para a fisioterapia, iniciando assim sua reabilitação.

 

Compartilhar

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta das 7:30h às 18:00h - sem fechar ao meio dia
Sábado 8h as 11:30h
Atendimento de Urgências
49 9 9989.2170