Os felinos podem ser agressivos por várias causas:
· Agressão devido à falta de socialização: quando o animal não teve nenhum contato humano antes de 3 meses de idade – o gato perde o período sensível importante para o desenvolvimento de respostas de abordagem normais a pessoas; se não for manipulado até 14 semanas de idade, ficará amedrontado e agressivo; se for manipulado por somente 5 minutos/dia até 7 semanas de idade, interagirá com pessoas, abordará objetos inanimados, e brincará com brinquedos.
Esses gatos nunca se tornam animais de estimação acariciáveis normais; podem se apegar finalmente a uma pessoa ou um grupo de pessoas pequeno. Se forem forçados em uma situação que envolva contenção, confinamento ou contato íntimo, podem ficar extremamente agressivos.
· Agressão lúdica: quando o animal é desmamado cedo e criado manualmente por seres humanos – um gato pode não aprender nunca a temperar respostas a brincadeiras. Se não for ensinado como filhote a modular suas respostas, poderá não aprender a recolher as garras ou inibir suas mordidas. Gatos alimentados com mamadeira são mais comumente afetados.
· Agressão amedrontada, por medo ou induzida por medo: um gato poderá sibilar, vocalizar, arquear as costas e eriçar seus pêlos se uma fuga não for possível. Se for encurralado, um gato parará, retrairá sua cabeça, agachará, rosnará, rolará de costas quando for abordado, e golpeará o abordador. Se a perseguição continuar, o gato atacará, depois segurará o abordador com suas patas da frente enquanto escoiceia com os membros traseiros e morde.
· Agressão por dor: dor pode causar agressão. No caso de um tratamento doloroso extenso, um gato pode exibir agressão amedrontada.
Shanaísa Frare Colossi