Veremos outras causas de agressão por felinos:
· Agressão entre gatos: entre os machos associada com o acasalamento ou o status hierárquico dentro do grupo social. O acasalamento também pode envolver problemas de hierarquia social. Em ambientes domésticos com muitos gatos pacíficos, podem ocorrer problemas independentemente da composição sexual, quando um gato atinge a maturidade sexual (2-4anos de idade).
· Agressão materna: gatas podem proteger áreas de parição e filhotes por meio de ameaças com distâncias de abordagem longas em vez de ataques, mas a medida que os gatinhos amadurecem, a agressão se resolve. Desconhece-se se os gatinhos aprendem o comportamento agressivo a partir de uma mãe agressiva.
· Agressão predatória: o comportamento predatório normal desenvolve-se com 5-7 semanas de idade. Um gato pode ser um excelente caçador com 14 semanas de idade. Exibido comumente contra ratos, camundongos e aves. Se o gato for bem alimentado, poderá matar e somente decapitar a pressa. A agressão predatória também pode ocorrer dentro de um grupo de gatos, pois quando um macho novo entra no grupo, poderá matar filhotes para estimular a gata a entrar em estro.
· Agressão territorial: pode ser exibida em direção a outros gatos, cães, ou pessoas. Devido à natureza transitória das hierarquias sociais, um gato agressivo com relação a alguém de casa pode não ser com relação a outro. O território pode ser delineado por patrulha, esfregamento de queixo, borrifamento, ou marcação sem borrifamento; poderão ocorrer brigas ameaças e/ou luta se um ofensor percebido entrar na área. Se o conflito envolver hierarquia social, o desafiador poderá ser procurado e atacado após o território ser invadido. Na próxima edição veremos como manejar e tratar gatos agressivos.
Shanaísa Frare Colossi