O dia a dia nos impede que fiquemos sempre com nossos amiguinhos de quatro patas, necessitando que eles fiquem sozinhos por algumas horas durante o dia.
Apesar de pensarmos que eles são nossas companhias, devemos pensar o contrário: eles também precisam da nossa companhia e atenção.
Ao sairmos tudo parece normal para nós, mas para os animais pode ser muito estressante.
Aí começam a surgir coisas estragadas em casa, objetos partidos, espalhados pelo chão entre outras coisas.
As nossas saídas merecem toda a atenção, então confira algumas dicas para amenizar a sua ausência.
Para quem tem cães:
- Habitue-o aos poucos: se ele não está acostumado a ficar sozinho, comece aos poucos, saia por 5 minutos e volte, depois, 15 e assim por diante. Este treino ajuda o cão a compreender que você sai e volta, reduzindo a ansiedade da espera.
- Não associe isolamento a punição: durante a ausência ele deve compreender que é algo natural e não algo mau ou punitivo.
- Passeio matinal: um exercício pela manhã ajuda o animal a gastar energia na caminha ou corrida e não e casa, ou seja, tranquilidade e calmaria.
- Desvalorize a despedida e a chegada: isso não deve ser um acontecimento. Muita atenção nesses momentos pode aumentar a ansiedade do cão pela atenção redobrada.
- Deixe coisas para ele fazer: não quer objetos destruídos? Deixe algum brinquedo a disposição para que ele possa se distrair. - Sinal da sua presença: uma peça de roupa ou algo que ele sinta sua presença pode amenizar a solidão.
- Um companheiro: dois cães se distraem melhor juntos. Mas lembre-se de avaliar para que seja bom para você e para o animal. Para quem tem gatos:
- Despedidas e regressos: no caso dos gatos, não faça despedida ou regresso, o carinho deve ser associado apenas a um momento bom.
- Mantenha a rotina: eles gostam disso, refeições no mesmo horário e local, caixa de área limpa e acesso livre aos seus locais favoritos.
- Crie um ambiente estimulante: eles dormem (a maior parte do dia) mas quando estão acordados eles precisam gastar energia. Deixe brinquedos e um espaço que estimule-o a correr, saltar e se acalmar.
- Passe tempo com ele: quando estiver presente que ele seja de qualidade, brinque, mime, dê colo e mantenha-o ao seu lado.
- Esteja atento ao comportamento: eles são discretos aos seus sentimentos, alterações de comportamento podem indicar problemas de saúde.